Anterior
Seguinte

A arte da escritura dobrada

16 junho 2023 | by mbaptista | categories : Manuscritos

É na sequência da criação da “Aula do Comércio” em 1759, pelo Marquês de Pombal, que são publicadas diversas obras em português, para apoio ao ensino técnico da contabilidade.

João Henriques de Sousa foi dos primeiros professores da “Aula do Comércio” e autor do manual de contabilidade “Arte da escritura dobrada”, cuja cópia manuscrita no ano de 1765 (Códice 13099) foi recentemente publicada na Biblioteca Nacional Digital: https://purl.pt/39983

A obra regista as lições ditadas por José Henriques de Sousa e copiadas para José Félix Coutinho, aluno do 2º ano da Aula do Comércio. O manuscrito apresenta os conceitos teóricos do método de “partidas dobradas”, com exercícios e exemplos práticos, incluindo ainda 50 lições de “aritmética aplicada ao comércio”.

A criação da “Aula do Comércio” inscreve-se no contexto da instituição do Erário Régio, em 1761, e o método de “escritura dobrada” contido no Códice 13099 introduz uma nova forma de “arrumação dos livros” nas contas do Estado, correspondendo ao “methodo que segue a mayor parte dos negociantes da Europa na arrumação dos seus livros de contas, foi inventada pelos Italianos, dos quaes he chamado scritura doppia, ou escritura dobrada”.

Pág. 144 Pág. 11 Pág. 180